#07 Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo

#EducaRB desta semana explica a origem e a importância do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo.

Há 18 anos, uma chacina que matou 4 funcionários do Ministério do Trabalho e Emprego chocou o Brasil e chamou atenção para o combate ao trabalho escravo. No dia 28 de janeiro de 2004, os auditores-fiscais do Trabalho Nélson José da Silva, João Batista Soares Lage, Eratóstenes de Almeida Gonçalves e o motorista Aílton Pereira de Oliveira foram assassinados durante uma fiscalização de rotina na zona rural de Unaí (MG).

Esse episódio ficou conhecido como Chacina de Unaí. Na época, um inquérito da polícia federal apontou que crime foi motivado por multas que haviam sido aplicadas pelos auditores a fazendeiros locais devido ao descumprimento de leis trabalhistas. Os mandantes do crime, os irmãos Antério e Norberto Mânica, grandes produtores de feijão da região, seguem impunes.

Em 2009, o Estado brasileiro estabeleceu o 28 de janeiro como Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo, em homenagem aos mortos na Chacina de Unaí. Desde então, a data passou a reafirmar a luta de trabalhadores e organizações da sociedade civil e do poder público pela erradicação do trabalho escravo no país.