#48 Tráfico de pessoas x Contrabando de migrantes

Você sabe quais as diferenças entre tráfico de pessoas e contrabando de migrantes? Apesar de ambos poderem envolver o deslocamento ilegal, eles são fenômenos distintos. O contrabando de migrantes ocorre quando uma pessoa ou um grupo exige pagamento para ajudar o migrante no deslocamento de um país a outro, de forma irregular e clandestina.

Os acordos frequentemente envolvem quantias altas de dinheiro e o cruzamento de fronteiras nacionais muitas vezes ocorre de forma precária e perigosa, feita pelos chamados “guias” ou “coiotes”. Esses são os casos, por exemplo, das travessias clandestinas de muitos migrantes do México para os Estados Unidos.

Já o tráfico de pessoas sempre tem como finalidade a exploração. Nessas situações, o recrutamento e o alojamento da pessoa podem envolver ameaças, isolamento geográfico e cultural, engano ou coação, e a vítima não necessariamente é deslocada de seu local de origem.

São frequentes os casos de recrutamento com promessas enganosas que acabam submetendo as pessoas à exploração sexual ou ao trabalho escravo, como o recente caso de 117 trabalhadores piauienses traficados para trabalharem nas lavouras de cana-de-açúcar em Minas Gerais e Goiás, em condições degradantes.

Foto: João Ripper

Definição de tráfico de pessoas: https://escravonempensar.org.br/…/LIVRO-ESCRAVO-NEM…

Exemplo de resgate num caso de tráfico de pessoas:
https://prt22.mpt.mp.br/…/673-grupo-movel-resgata-117…