Nossa equipe

A equipe do Escravo, nem pensar! tem formação multidisciplinar. A experiência e o conhecimento diversificados de seus integrantes contribuem para construção de um programa de educação dedicado a questões de direitos humanos.

  • Leonardo SakamotoPresidente

    Jornalista e doutor em Ciência Política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, Angola e no Paquistão. Professor de Jornalismo na PUC-SP, é coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).
  • Natália SuzukiCoordenadora

    Jornalista e cientista social pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciência Política e pós-graduada em Direitos Humanos e Intervenção Humanitária pela Universidade de Bolonha. Foi repórter da Agência Carta Maior de Notícias; estagiou na United Nations Office on Drugs and Crimes (UNODC) de Viena na área de comunicação e no projeto contra tráfico de pessoas; trabalhou nas áreas de comunicação e educação de organizações da sociedade civil, como o Fundo Brasil de Direitos Humanos, Instituto Paulo Freire e Conectas Direitos Humanos. É doutoranda do departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo.
  • Rodrigo TeruelAnalista de projeto

    Formado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estagiou na Assessoria de Promoção do Trabalho Decente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (2015-2016).
  • Sofia ChávezAnalista de projeto

    Psicóloga pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e pós-graduanda em Direitos Humanos e Memória pelo Conselho Latino-Americano de Ciências Sociais (CLACSO). Trabalhou no Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) e no Médicos Sem Fronteiras, em Roraima. É colaboradora no Grupo Veredas - Psicanálise e Imigração vinculado à USP e PUC-SP.
  • Guilherme de JesusAssistente de projetos

    Formado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo e mestrando no programa de Políticas Públicas e Sociais da Universitat Pompeu Fabra. Foi bolsista de iniciação científica no projeto Com Rio Com Mar, com a pesquisa “Governança, o Ministério Público e capacidades estatais no desastre socioambiental da Bacia do Rio Doce”, e no programa de Inovação Social da Universidade de São Paulo, com o projeto “Agricultura Orgânica e Agroecológica no Cinturão Verde de São Paulo”.