Nossa equipe

A equipe do Escravo, nem pensar! tem formação multidisciplinar. A experiência e o conhecimento diversificados de seus integrantes contribuem para construção de um programa de educação dedicado a questões de direitos humanos.

  • Leonardo SakamotoPresidente

    Jornalista e doutor em Ciência Política. Cobriu conflitos armados e o desrespeito aos direitos humanos em Timor Leste, Angola e no Paquistão. Professor de Jornalismo na PUC-SP, é coordenador da ONG Repórter Brasil e seu representante na Comissão Nacional para a Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae).
  • Natália SuzukiCoordenadora

    Jornalista e cientista social pela Universidade de São Paulo, mestre em Ciência Política e pós-graduada em Direitos Humanos e Intervenção Humanitária pela Universidade de Bolonha. Foi repórter da Agência Carta Maior de Notícias; estagiou na United Nations Office on Drugs and Crimes (UNODC) de Viena na área de comunicação e no projeto contra tráfico de pessoas; trabalhou nas áreas de comunicação e educação de organizações da sociedade civil, como o Fundo Brasil de Direitos Humanos, Instituto Paulo Freire e Conectas Direitos Humanos. É doutoranda do departamento de Ciência Política da Universidade de São Paulo.
  • Rodrigo TeruelAnalista de projeto

    Formado em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Estagiou na Assessoria de Promoção do Trabalho Decente da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (2015-2016).
  • Deborah Esther GrajzerAnalista de projeto

    Formada em Relações Internacionais e Pedagogia pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), mestre em Educação pela mesma universidade e pós-graduada em Filosofia e Direitos Humanos pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Foi Gerente de Projeto na AVSIBRASIL (2019-20); atuou como Assistente de Projeto na Agência das Nações Unidas para as Migrações (OIM BRASIL) na área de proteção em Boa Vista, Roraima (2021); trabalhou nas áreas de direitos humanos, migração e educação de organizações internacionais e da sociedade civil. É doutoranda em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina.
  • Lúcia NascimentoAnalista de comunicação

    Lúcia Nascimento é mestranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo (USP), e bacharela em Jornalismo pela mesma instituição. Escritora, redatora e revisora de textos, é autora do livro de contos “Ruínas” (Edufes). Foi repórter da Editora Abril e colaboradora de diversas editoras, como revisora de textos. Atuou também como gestora cultural no Sesc São Paulo, entre os anos de 2011 e 2021.