Nossa equipe

A equipe do Escravo, nem pensar! tem formação multidisciplinar. A experiência e o conhecimento diversificados de seus integrantes contribuem para construção de um programa de educação dedicado a questões de direitos humanos.

  • Leonardo SakamotoPresidente

    Jornalista e doutor em Ciência Política pela USP. Professor de Jornalismo na PUC-SP, presidente da ONG Repórter Brasil, comentarista do Jornal da Cultura e colunista de política do UOL. Foi membro do conselho do Fundo das Nações Unidas para Formas Contemporâneas de Escravidão (2014-2020), em Genebra, e Comissário da Liechtenstein Initiative - Comissão Global do Setor Financeiro sobre Escravidão Moderna e Tráfico de Seres Humanos (2018-2019). Também foi pesquisador visitante do Departamento de Política da New School, em Nova York. É autor de livros como "Escravidão Contemporânea" (2020) e “O que aprendi sendo xingado na internet” (2016).
  • Natália SuzukiCoordenadora

    Jornalista e cientista social pela USP, mestre e doutora em Ciência Política, e pós-graduada em Direitos Humanos e Intervenção Humanitária pela Universidade de Bolonha. Foi repórter da Agência Carta Maior de Notícias; estagiou na United Nations Office on Drugs and Crimes (UNODC) de Viena no projeto contra tráfico de pessoas; trabalhou nas áreas de comunicação e educação de organizações da sociedade civil, como o Fundo Brasil de Direitos Humanos, Instituto Paulo Freire e Conectas Direitos Humanos.
  • Rodrigo TeruelAssessor de projeto

    Formado em Relações Internacionais pela PUC-SP, é pós-graduando em Gestão Pública pelo Insper. Atua há 8 anos em iniciativas dedicadas à erradicação do trabalho escravo.
  • Vitor Camargo de MeloAnalista de projeto

    Mestre em Direitos Humanos e Cidadania, e bacharel em Ciências Sociais, com habilitação em Antropologia, pela UnB. Foi pesquisador do Centro Scalabriniano de Estudos Migratórios, do Observatório das Migrações Internacionais e da Comissão Pastoral da Terra.  É também escritor e roteirista, autor de duas antologias de contos e do romance "Embaixo das unhas" (Editora Penalux, 2021), vencedor do International Latino Book Awards 2022 e finalista dos prêmios Sesc e Prêmio Kindle de Literatura em 2020.
  • Tatiana Chang WaldmanAnalista de projeto

    Doutora e mestra em Direitos Humanos pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP). Atua com os temas de migrações internacionais e direitos humanos com experiência em diferentes instituições, como o Museu da Imigração, o Centro de Apoio ao Migrante e o Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais da Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (NEER/SME). Realizou consultorias para organizações como Organização Internacional para as Migrações (OIM), Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), International Centre for Migration Policy Development (ICMPD), entre outras.
  • Lúcia NascimentoAnalista de comunicação

    Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Teoria Literária e Literatura Comparada da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da USP, e bacharela em Jornalismo pela mesma instituição. Escritora, redatora e revisora de textos, é autora do livro de contos “Ruínas” (Edufes). Foi repórter da Editora Abril e colaboradora de diversas editoras, como revisora de textos. Atuou também como gestora cultural no Sesc São Paulo, entre os anos de 2011 e 2021.
  • Fernanda BanyanAssistente de projeto

    Formada em Relações Internacionais pela PUC-SP. Estagiou no Centro de Excelência e Inovação em Políticas Educacionais da FGV nas áreas de produção de conhecimento e apoio à implementação de políticas públicas do projeto Qualificação Direta em Primeira Infância. Possui linha de pesquisa acerca da etapa financeirizada e neoliberal do capitalismo em diálogo com a atual crise ecológica global.