#36 Existe prostituição infantil?

Existe prostituição infantil? A resposta é não! O que existe é exploração sexual. E qual a diferença, então, entre esses dois termos?

A prostituição é uma profissão reconhecida na Classificação Brasileira das Ocupações (CBO), apesar de não ser regulamentada. Assim, para pessoas com mais de 18 anos, essa pode ser uma escolha profissional, sem que haja exploração ou violação de direitos.

Já a exploração sexual é crime e tem como objetivo o lucro. Sabe aquele papo sobre consentimento? Então, crianças e adolescentes não têm condições de avaliar as implicações e consequências de se envolverem com adultos quando em situação de exploração sexual. Por isso, são sempre vítimas e estão sendo exploradas por uma pessoa mais velha. O crime, inclusive, não é só de quem pratica o ato, mas daqueles que o facilitam, também.

Todas as formas de violência contra crianças e adolescentes devem ser denunciadas pelo Disque 100. No Brasil, a ligação para o número 100 é gratuita #ExploracaoSexual#Consentimento#Disque100

Foto: AungMyo/ Adobe Stock