#75 Esperança – Trabalho escravo e gênero

O último episódio do podcast “Esperança – Trabalho escravo e gênero” foi ao ar nesta semana. A série toda já está disponível para você maratonar neste fim de semana (ou quando quiser)! Você pode acessar o programa no nosso canal Rádio Batente, nas plataformas de streaming Spotify, CastBox e Apple Podcasts.

Às vésperas do Dia Internacional da Mulher, Natália Suzuki e Lucia Nascimento entrevistam especialistas sobre temas como violência doméstica, maternidade, migração e saúde, que se relacionam com a questão de gênero e o trabalho escravo.

O nome deste programa é uma homenagem a Esperança Garcia, uma mulher negra e escravizada no período colonial. Em 1770, sendo uma das poucas pessoas alfabetizadas, ela enviou uma carta ao governador do Piauí, pedindo que retornasse ao local onde nascera, para batizar a sua filha e reencontrar o seu marido, de quem havia sido separada à força.

O documento também denunciava os maus-tratos que ela, seus filhos e outras mulheres escravizadas sofriam. A carta foi considerada um Habeas Corpus, um pedido judicial com o objetivo de proteger o direito de liberdade de ir e vir. Por esse ato de advocacia, Esperança é reconhecida como a primeira advogada do Brasil.

Ouça agora “Esperança – Trabalho escravo e gênero” https://open.spotify.com/show/6T0CyqbpzLT4v6MJRlPhj6?si=9f57fad25e554348