#78 Dia Mundial da Água: berço das águas em ameaça

Nos últimos 37 anos, o Cerrado já perdeu 15,4% do volume de água dos seus rios, que são centrais para o abastecimento de comunidades de norte a sul do Brasil. Até 2050, a previsão é de uma perda de 34% da água atual, equivalente a oito rios Nilo.*

Conhecido como “berço das águas”, o Cerrado abastece seis das oito bacias hidrográficas do país. Por isso, a perda hídrica do bioma prejudica o abastecimento de todas as cinco regiões.

O principal motivo que ameaça a conservação dos recursos hídricos no bioma é a derrubada da floresta para a expansão da fronteira agropecuária . Estima-se que 59% da cobertura nativa do cerrado foi desmatada. A maior concentração da devastação (75% da área desmatada do bioma) é nas fronteiras do Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia, região conhecida como “Matopiba”, onde o agronegócio avança, sobretudo por meio da monocultura de soja.** Essa realidade é também presente nos estados do Mato Grosso e do Mato Grosso do Sul, onde parte do território é coberto pelo bioma. Para além de causar problemas ambientais, há presença de trabalho escravo no desmatamento e na agropecuária.

O programa Escravo, nem pensar! da Repórter Brasil já realizou projeto em todos esses locais territórios do bioma para prevenir o trabalho escravo e a degradação ambiental. Entre 2022 e 2023 foram realizados projetos nas escolas de 92% dos municípios do Mato Grosso.

Neste ano, a equipe implementa o projeto no Mato Grosso do Sul, estado que possui mais da metade da vegetação de cerrado do seu território desmatada.

Foto: Marizilda Cruppe/Greenpeace

*Instituto Cerrados e Instituto Sociedade, População e Natureza, 2022
**Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, 2023