#52 O Bolsa Família previne o trabalho escravo?

A resposta é sim: o pagamento do Bolsa Família ajuda na luta contra o trabalho escravo. Os valores pagos garantem uma proteção social básica aos trabalhadores e suas famílias, diminuindo as chances de eles se submeterem a salários ínfimos e a trabalhos com exploração extrema. Afinal, as condições de vulnerabilidade socioeconômica são as principais razões para que pessoas sejam aliciadas ao trabalho escravo.

O Governo Federal divulgou hoje (18) novidades sobre o programa. Cada família deve receber, em média, um benefício de R$ 672,45 em maio – o maior valor da história. O maior valor médio até o momento tinha sido registrado no mês passado: R$ 670,49 por família.

Outras ações governamentais, como a criação de empregos nas localidades onde residem esses trabalhadores e acesso à educação de qualidade e valorização da mão de obra braçal podem ser importantes para, junto ao subsídio do Bolsa Família, prevenir trabalhadores da exploração laboral e, sobretudo, garantir a sua cidadania, evitando novos aliciamentos.

Quando o problema já ocorreu, no caso de trabalhadores resgatados do trabalho escravo, suas famílias também possuem prioridade de inserção em programas sociais, como o Bolsa Família. Esse processo é organizado e encaminhado pelo Sistema Único de Assistência Social (Suas), e ocorre para que eles não caiam nas redes de trabalho escravo novamente.

Apesar de o valor do subsídio ser baixo para sustentar uma família, muitas vezes essa renda básica é maior do que os salários oferecidos nas empreitadas que acabam levando à exploração.

Para saber mais sobre a relação entre as medidas do Suas e o combate ao trabalho escravo, clique aqui: http://blog.mds.gov.br/…/Combate_Trabalho_Escravo_01.06…

Foto: Sergio Carvalho / Ministério do Trabalho e Emprego