#08 Prevenção ao trabalho escravo para população em situação de rua

Desde o início da pandemia de covid-19, o número de pessoas que vivem nas ruas de São Paulo, a maior cidade do país, aumentou 31%, de 24.344 para 31.884. É o que aponta o último censo divulgado pela Prefeitura. O #EducaRB desta semana aborda a importância da prevenção ao trabalho escravo para pessoas em situação de rua.

Na 1ª temporada do podcast Jornadas, produzido pela Rádio Batente, a assistente social Gisele Maia contou um pouco sobre sua rotina de trabalho em um abrigo que atende esse público em Campinas (SP). Por lá passam pessoas que sofrem não apenas com a falta de moradia, mas que também estão expostas a graves violações de direitos devido à sua condição de vulnerabilidade socioeconômica. Tal cenário é ainda agravado por situações como dependência química e a ausência de vínculos familiares.

Nesse contexto, é urgente a conscientização da população em situação de rua a respeito de práticas exploratórias, como o trabalho escravo. Desde 2017, o programa Escravo, nem pensar! (ENP!) qualifica unidades socioassistenciais para o atendimento em casos de exploração laboral. São contemplados profissionais do SUAS que atuam em Centros Pop. e serviços especializados dedicados a esse público.