#18 Laranja e trabalho escravo

Você sabia que a bebida à base de fruta mais tomada no mundo envolve casos de trabalho escravo? O EducaRB desta semana mostra o que está por trás dessa cadeia produtiva.

O Brasil detém 50% da produção mundial de suco de laranja. Apenas três grandes produtores (Citrosuco, Cutrale e LDC) são responsáveis por 48% da produção brasileira, e são eles os principais acusados por graves violações trabalhistas. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência sistematizados pela Comissão Pastoral da Terra, 178 trabalhadores foram resgatados de condições análogas à escravidão no setor da laranja desde 1995. Esses trabalhadores, na maioria das vezes, são contratados apenas por temporada e necessitam de grande força física, já que carregam nas costas, durante horas e horas, sacos com dezenas de quilos da fruta colhida. Enfrentam também condições climáticas extremas e risco pelo uso de agrotóxicos: pesquisa publicada em 2019 pela Anvisa apontou que a laranja foi um dos vegetais com mais agrotóxicos proibidos ou acima do limite permitido.

Em denúncia recente, em abril de 2022, a Repórter Brasil mostrou o relato de trabalhadores em uma fazenda fornecedora da Cutrale, uma das maiores produtoras de suco de laranja no Brasil. Descontos irregulares e jornadas exaustivas foram algumas das situações enfrentadas pelos trabalhadores.