#63 Marcha das Margaridas: 75% das resgatadas do trabalho escravo no Brasil são trabalhadoras rurais

Hoje (15) e amanhã (16), milhares de mulheres se mobilizam para a Marcha das Margaridas, em Brasília, em luta por vida digna, direito à terra e direitos trabalhistas para as trabalhadoras e trabalhadores rurais.

No Brasil, pelo menos 75% das mulheres resgatadas do trabalho escravo entre 2003 e 2022 são trabalhadoras rurais. Dentre elas, 72% foram exploradas no setor da agropecuária, em atividades como o cultivo de café, cana-de-açúcar e árvores frutíferas, bem como na criação de gado. Os dados são do Ministério do Trabalho e Emprego sistematizados pela Repórter Brasil e a Comissão Pastoral da Terra.

Em março deste ano, duas trabalhadoras rurais foram resgatadas de condições degradantes em Felício dos Santos, no norte de Minas Gerais, numa fazenda de café junto a mais doze trabalhadores. De acordo com a reportagem publicada no G1, elas realizavam tarefas como plantio e capinagem.

Segundo os órgãos fiscalizadores, elas não recebiam água potável, alimentação e nem ferramentas de trabalho da empresa responsável. Uma delas dormia em um abrigo improvisado de lona, que ficava estendida ao lado de depósito que armazenava agrotóxicos.

Para se aprofundar nas informações sobre o perfil das mulheres submetidas ao trabalho escravo, confira o capítulo 2 do livro “Escravo, nem pensar! – Educação para a prevenção ao trabalho escravo”: https://escravonempensar.org.br/…/escravo-nem-pensar…/

Foto: Instituto Modefica