#55 Mata Atlântica: quando acabam os ataques?

Depois da tramitação nas casas legislativas, ontem (5) o presidente Lula vetou trechos da MP da Mata Atlântica que permitiriam o desmatamento de áreas florestais preservadas e o ataque a Unidades de Conservação em áreas urbanas. Apesar do veto, a floresta ainda corre perigo: Câmara e Senado têm poder para decidir se mantêm ou derrubam a decisão presidencial.

A mata nativa do bioma já cobriu cerca de 15% do território brasileiro, mas atualmente ocupa menos de 2,5% das terras do país*. Nos últimos dois anos, foi registrada a segunda maior taxa de desmatamento da vegetação original, desde 2016, e a derrubada se deve, em grande parte, a atividades agrícolas e empreendimentos imobiliários na região.

Importantes referências internacionais apontam a Mata Atlântica como um dos biomas prioritários para ser restaurado, tanto para a conservação da biodiversidade quanto para o combate às mudanças climáticas, incluindo a meta de redução de 1,5°C de aquecimento global estabelecida no Acordo de Paris.

*Dados do Atlas dos Remanescentes Florestais da Mata Atlântica, elaborado pela SOS Mata Atlântica e pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (link abaixo)

https://cms.sosma.org.br/…/2022/05/Sosma-Atlas-2022-1.pdf

Foto: Reprodução/Ibama