#44 Origem dos produtos e trabalho escravo

De onde vem a carne que você come? E a roupa que está vestindo? Muitas vezes, o trabalho escravo é encontrado nas etapas menos conhecidas de produção daquilo que consumimos. E isso tem motivo: aumentar o lucro das empresas.

No Brasil, as cadeias produtivas da moda, da agropecuária e do extrativismo com alguma frequência são flagradas em situações que envolvem trabalho escravo. Muitas vezes, as violações ocorrem em etapas terceirizadas do processo, como no caso recente dos trabalhadores de vinícolas fornecedoras das empresas Aurora, Salton e Garibaldi. A terceirização, no entanto, não livra as empresas que coordenam e controlam o conjunto da produção de serem responsabilizadas.

A fiscalização dos processos produtivos é responsabilidade do Estado, e a punição fica por conta dos órgãos judiciários, mas as organizações da sociedade civil também contribuem para o combate a esse crime. Desde sua criação, a Repórter Brasil atua na investigação das cadeias produtivas, com o intuito de combater a presença de trabalho escravo e garantir direitos e condições dignas aos trabalhadores. Nos aplicativos Moda Livre (https://modalivre.org.br/) e Do Pasto ao Prato (https://www.dopastoaoprato.com.br/), você pode conhecer os fornecedores que mais violam leis trabalhistas nessas cadeias produtivas.

Foto: Flavio Forner/The Guardian