#50 Salário mínimo: só esse direito é suficiente?

Depois de anos sem reajuste acima da inflação, o governo federal anunciou no Dia do Trabalhador (1º de maio) o novo valor do salário mínimo: R$1.320. Esse é apenas um dos direitos que os empregadores devem assegurar aos trabalhadores e trabalhadoras, além de jornada máxima de oito horas diárias, intervalo para refeições, assinatura da carteira de trabalho, férias e descanso semanal remunerado.

Especialistas ouvidos pela ONG Repórter Brasil, no final de 2022, asseguram, no entanto, que é preciso adotar mais medidas para garantir melhorias para a vida dos trabalhadores: entre as mais urgentes, está a revisão da Reforma Trabalhista e da Lei da Terceirização.

As lutas por direitos trabalhistas, no país, são antigas, e remontam ao início do século 20. Em 1917, milhares de trabalhadores entraram em greve: o movimento foi iniciado por mulheres e durou 30 dias. O salário mínimo, no entanto, só foi instituído no final da década de 1930, poucos anos antes da promulgação da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), em 1943.

Até hoje, são frequentes as infrações que privam o trabalhador de seus direitos e denúncias de ilegalidades podem ser feitas no Canal de Denúncias, do Ministério da Economia.

Canal de Denúncia do Ministério da Economia: https://denuncia.sit.trabalho.gov.br/home

Reportagem sobre a reforma trabalhista: https://reporterbrasil.org.br/…/agenda-2023-para…/