Profissionais da Assistência Social de Rondônia – 2024

Em 2024, a Repórter Brasil desenvolve o projeto Escravo, nem pensar! em Rondônia – 2024. A ação é realizada conjuntamente com o Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social de Rondônia (COEGEMAS-RO). Essa iniciativa conta com o apoio do Ministério Público do Trabalho de Rondônia. O objetivo é fortalecer o atendimento dos profissionais de equipamentos socioassistenciais para atuar em casos de exploração laboral.

Os profissionais formados diretamente pela equipe do ENP! serão responsáveis pela multiplicação de conteúdos, materiais e referências relacionados ao tema do trabalho escravo e assuntos correlatos para equipamentos socioassistenciais de seus municípios, como CRAS, CREAS, Centro Pop, Centros de Acolhida e serviços conveniados para fortalecer o atendimento a trabalhadores vulneráveis e vítimas de trabalho escravo e tráfico de pessoas. A formação terá vigência de janeiro a outubro de 2024.

Rondônia é um estado estratégico para o combate ao trabalho escravo, uma vez que o problema está aliado ao desmatamento ilegal e a conflitos fundiários. Entre 1995 e 2022, 967 trabalhadores foram libertados sob condições degradantes em 57 casos, dentre os quais 70% eram relacionados a atividades relacionados à pecuária. Em segundo lugar, o desmatamento concentra 9% dos casos do estado e, em seguida, a construção civil registra 7% das ocorrências. Na Operação Resgate 2, realizada em julho de 2022, Rondônia foi o quarto estado com maior número de resgatados (27 do total de 337 trabalhadores) dentre os 15 da Federação, em que ocorreram resgates.*

*Dados do Ministério do Trabalho e Emprego, sistematizados pela Repórter Brasil e a Comissão Pastoral da Terra.