#26 Marcas do trabalho escravo: ações recordes de trabalhadores resgatados

Mais de mil trabalhadores resgatados em uma única operação. É difícil imaginar uma quantidade tão grande de pessoas submetidas a trabalho escravo em um único lugar, mas infelizmente esses casos acontecem.

A maior libertação realizada até hoje ocorreu em 2007, no Pará: 1.064 trabalhadores do plantio de cana foram resgatados na Fazenda Pagrisa, em Ulianópolis, município localizado a 390 km de Belém. Outra ação recorde havia sido feita apenas dois anos antes, em junho de 2005, quando 1.003 pessoas foram resgatadas da Destilaria Gameleira, no Mato Grosso. Nas duas situações, as pessoas foram privadas de liberdade e submetidas a condições degradantes.

Os números são tão altos que se aproximam do total de resgates de anos inteiros: a operação realizada no Pará em 2007, por exemplo, representou 62% do total de pessoas resgatadas no ano de 2021, quando 1.726 trabalhadores foram libertados. Atualmente, resgates de grandes quantidades de trabalhadores no corte de cana não são mais tão comuns, principalmente devido à alta mecanização do setor. As recorrentes operações de fiscalização também contribuíram para a redução do número de casos.

📷: Ministério do Trabalho e Previdência