#29 Como prevenir o trabalho escravo por meio da educação?

Em 2021, o programa Escravo, nem pensar! preveniu mais de 61 mil pessoas do trabalho escravo nos estados de Tocantins e Maranhão, por meio de projetos de educação desenvolvidos em 191 escolas de 75 municípios. Foram centenas de experiências pedagógicas criativas e inovadoras, elaboradas com o protagonismo de estudantes e professores da rede pública estadual.

Em Pedro Afonso (TO), estudantes da E. E. Ana Amorim elaboraram uma peça de teatro para alertar a comunidade escolar sobre os perigos do trabalho escravo. A realização do espetáculo foi tão importante para o público local que até uma aluna reconheceu que já havia trabalhado em condições semelhantes às retratadas.

No Maranhão, alunos do C. E. Maria Luíza Novaes produziram um vídeo informativo sobre as características do problema no estado, aproveitando o potencial das redes sociais para disseminar informações sobre como denunciar essa grave violação de direitos. A iniciativa ainda facilitou a divulgação do assunto num contexto de distanciamento social.

Foto: CE Maria Luíza Novaes Viana, Buriti (MA)/Repórter Brasil