#42 Garimpo ilegal e a morte de crianças Yanomami

Quais as relações entre garimpo e a crise sanitária que tem provocado a morte de tantas pessoas Yanomami, principalmente crianças?

Só em 2022, o garimpo ilegal cresceu 54% na região da Terra Indígena Yanomami*, e uma das principais consequências disso é a contaminação dos rios por mercúrio. Esse metal é usado no processo que separa ouro de outros sedimentos e, no corpo, provoca problemas que vão da perda de visão a doenças cardíacas. Como as crianças têm sistema imunológico ainda em formação, são as mais suscetíveis aos danos. Doentes, os adultos não conseguem plantar, e os peixes que pescam estão contaminados. A desnutrição se instala e, de novo, as crianças são as mais vulneráveis.

De acordo com o Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente de Roraima (Cedcar), foram identificadas diversas violações de direitos humanos na Terra Indígena Yanomami durante a comitiva do governo federal que esteve no estado nas últimas semanas. A concentração de garimpeiros aumenta ainda as situações de violência, incluindo agressões, assassinatos e exploração sexual. Crianças e adolescentes também estão vulneráveis a adoções ilegais. Nos últimos anos, centenas deles morreram de causas evitáveis.

Além disso, segundo o @UOL, ofícios da Sesai (Secretaria Especial de Saúde Indígena) indicam que o governo Bolsonaro cortou a alimentação doada a Yanomamis, mesmo após alertado da grave situação e do pedido da manutenção de entrega de comida aos indígenas.

*Os dados são de levantamento da Hutukara Associação Yanomami.

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Saiba mais em: https://bit.ly/especialouroyanomamifb