Escravo, nem pensar! – Educação para a prevenção ao trabalho escravo

Principal publicação do Escravo, nem pensar!, este livro é utilizado em todas as nossas ações formativas e aborda o que é trabalho escravo contemporâneo, suas reverberações no Brasil e as práticas possíveis para erradicá-lo. Seu conteúdo é baseado na metodologia pedagógica do programa e na produção especializada das áreas de educação, jornalismo e pesquisa da Repórter Brasil.

Em sua terceira edição, atualizada e renovada, o tema do trabalho escravo é abordado aqui de forma articulada a outras temáticas, correlatas a ele. As duas edições anteriores foram lançadas em 2007 e 2013, respectivamente.

No capítulo “O que é trabalho escravo contemporâneo?”, abordamos as diferenças entre essa violação de direitos humanos, a escravidão colonial/imperial e as infrações trabalhistas. Na sequência, o capítulo “Quem é o trabalhador escravizado?” traça um perfil dos trabalhadores, pontuando questões de gênero e de raça que influenciam no aliciamento.

A migração é o tema do terceiro capítulo, intitulado “Quem não é migrante?”. Nele, são abordadas as relações entre migração e trabalho escravo, as políticas migratórias e questões como estereótipos e xenofobia.

O capítulo “Como quebrar o ciclo do trabalho escravo?” apresenta as políticas nacionais para erradicação desse crime no país e os desafios para que essa erradicação de fato ocorra, além de apresentar uma linha do tempo do combate ao trabalho escravo no Brasil.

As cadeias produtivas são discutidas no quinto capítulo, que aponta as responsabilidades de empresas envolvidas em crimes de trabalho escravo, passando ainda por questões de devastação ambiental e conflitos fundiários.

No sexto capítulo, intitulado “Tráfico de pessoas: mercado de gente”, são analisadas as finalidades do tráfico de pessoas e os possíveis enfrentamentos a esse crime.

O trabalho infantil, suas aproximações e seus afastamentos em relação ao trabalho escravo e as políticas públicas de enfrentamento a essa violação de direitos são os temas do sétimo e último capítulo.

Últimas publicações