#85 O que acontece com o trabalhador escravizado após ser resgatado?
Neste Dia do Assistente Social, destacamos o papel fundamental desse profissional na garantia de direitos às vítimas do trabalho escravo.
O trabalhador submetido a esse crime precisa de atendimento especializado em proteção social. Isso porque está altamente vulnerável social e economicamente e, caso não receba acompanhamento adequado, ficará suscetível a ser explorado novamente em outras frentes de trabalho.
Os principais responsáveis por esse tipo de atendimento são os profissionais do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), uma das áreas na qual atuam os assistentes sociais. A partir da identificação de necessidades, eles incluem os resgatados e suas famílias em serviços, programas e benefícios sociais que atenuam a condição de vulnerabilidade e contribuem para a promover a autonomia das vítimas. Um exemplo é a inserção no Bolsa Família, programa que oferece renda a pessoas em situação de pobreza.
Os valores pagos garantem proteção social básica ao trabalhador, diminuindo as chances de ser submetido a um salário ínfimo e a trabalhos com exploração extrema. Outras medidas de prevenção de reincidência garantidas pelos assistentes sociais aos resgatados são: encaminhamento a serviços de outras áreas, como educação, saúde e qualificação profissional, orientação para retirada de documentos, abrigamento, e acompanhamento da sua trajetória laboral.
Diante da importância do atendimento a vítimas para a erradicação do trabalho escravo, o programa “Escravo, nem pensar!” se especializou em metodologias educacionais para profissionais da assistência social. Desde 2016, o ENP! concluiu formações para esse público nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Pará e Minas Gerais, e neste ano são realizadas ações no Amazonas, Rondônia e Mato Grosso do Sul.
Saiba mais! Qual é o papel da assistência social na erradicação do trabalho escravo? Clique aqui: https://escravonempensar.org.br/…/qual-e-o-papel-da…/
Foto: Sérgio Carvalho / Ministério do Trabalho e Emprego