#57 Pessoas em situação de refúgio e o risco de trabalho escravo

Cenários de guerra, perseguições, violências e violações aos direitos humanos são alguns dos fatores que podem forçar as pessoas a se deslocarem de suas terras e cruzarem as fronteiras de um país.

No Brasil, somente em 2022, mais de 50 mil pessoas solicitaram refúgio – número 3.700% maior do que há dez anos*. Grande parte delas veio da Venezuela e de Cuba.

Além da situação de vulnerabilidade socioeconômica nos países de origem, quando chegam ao destino elas são obrigadas a enfrentar uma série de dificuldades, incluindo o novo idioma; a falta de rede de apoio; o difícil acesso a documentação, revalidação de diplomas, serviços básicos e empregos; além da exposição a atos discriminatórios e xenofóbicos.

Em conjunto, esses fatores contribuem para que as pessoas em situação de refúgio sejam mais facilmente aliciadas e exploradas em trabalho escravo. O vídeo “Fome, saudades e trabalho escravo: a travessia dos venezuelanos no norte do Brasil”, produzido pela Repórter Brasil, retrata uma história assim, em que três venezuelanos foram aliciados para o trabalho escravo no país.

Assista aqui: https://www.youtube.com/watch?v=xAFe_UTkdFs

*Dados do relatório “Refúgio em Números de 2022”, da OBMigra