#44 Devastação da Amazônia e trabalho escravo
Você sabia que a maior parte dos casos de trabalho escravo no Brasil estão concentrados na Amazônia Legal, uma área que engloba nove estados pertencentes à bacia Amazônica? Lá, os trabalhadores são explorados para desmatar a floresta, principalmente para o avanço da pecuária, mas também em atividades de mineração, agricultura e construção de hidrelétricas. São cerca de 17 árvores derrubadas por segundo, segundo dados da plataforma PlenaMata (2021).
Alguns dos estados que compõem o chamado arco do desmatamento, como Mato Grosso, Pará e Maranhão, são os que possuem mais casos registrados dessa violação dos direitos humanos. A presença das atividades na região ainda ameaça o território e a vida de comunidades indígenas. Essa é a realidade também do Amazonas, Acre e Rondônia, que sofrem com a subnotificação decorrente das dificuldades para a realização de atividades de fiscalização, prevenção e assistência.
O programa da Repórter Brasil ‘Escravo, nem pensar!’ atua pela erradicação do trabalho escravo na região, formando educadores e profissionais da assistência social, além de ter sistematizado dados e informações sobre o tema. Confira no mapa e no fascículo “Amazônia: Trabalho escravo + Dinâmicas correlatas” (links na bio).
Foto: João Ripper
Mapa: https://escravonempensar.org.br/…/Mapa-Trabalho-escravo…
Fascículo: https://escravonempensar.org.br/wp-content/uploads/2022/09/fasciculo_amazonia_2022_WEB.pdf