# 110 Greve nacional de entregadores de aplicativo
Nesta semana, entregadores de aplicativos de norte a sul do Brasil realizaram o “Breque Nacional dos Apps 2025” com a paralisação de suas atividades durante 48 horas. A reivindicação de trabalhadoras e trabalhadores é por condições de trabalho e remuneração dignas, que incluem o reajuste da taxa mínima para R$ 10,00 por entrega; o aumento do valor por quilômetro para R$ 2,50; o limite de três quilômetros por pedido para rotas de bicicleta e o pagamento de taxa integral por entrega mesmo para múltiplos pedidos em um mesmo trajeto.
As condições de trabalho da categoria são precarizadas: jornadas extensas e riscos diários nos deslocamentos, incluindo um significativo número de óbitos de motociclistas, como mostrou a reportagem iFood: entrega expressa viola lei e aumenta risco para entregador, diz MPT. Além disso, muitos adolescentes se arriscam para fazer entregas por aplicativo, como mostra a reportagem da Repórter Brasil.
O documentário GIG – A Uberização do Trabalho, da Repórter Brasil, vencedor do prêmio do público na Mostra Ecofalante de Cinema, aborda o crescimento dos aplicativos e das plataformas que fazem a mediação entre prestadores de serviço e consumidores e debate como esse modelo pode gerar a precarização e a intensificação do trabalho. Não deixe de conferir!
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil
Publicado em 2 abril 2025