#79 Programa ‘Escravo, nem pensar!’ atua onde o trabalho escravo está
Você sabia que o Pará, Minas Gerais e Mato Grosso são os três estados onde há mais registros de trabalhadores escravizados (29 mil pessoas) no Brasil desde 1995? Além disso, mais de 50% das pessoas resgatadas dessa violação aos direitos humanos (mais de 21 mil pessoas) são aliciadas nos estados do Maranhão, Minas Gerais, Bahia e Pará*. O programa educacional da Repórter Brasil, o “Escravo, nem pensar!”, atua nestes e em outros nove estados onde está o problema.
O programa é o primeiro e único projeto do país dedicado à prevenção do trabalho escravo. Desde 2004, quando foi fundado, implementou projetos em 670 municípios de 14 estados do Brasil. O ENP! forma educadores, profissionais da assistência social, sindicatos e organizações da sociedade civil sobre o trabalho escravo, mas também sobre tráfico de pessoas, trabalho infantil, crimes ambientais.
Em 2024, o “Escravo, nem pensar!” prepara pessoas dos estados do Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará, e Rondônia para resistir contra o trabalho escravo por meio da educação libertadora e crítica. Conheça os cadernos das experiências educacionais do Escravo, nem pensar! ao clicar aqui: https://escravonempensar.org.br/…/experiencias…/
Foto: Divulgação
*Dados do Ministério do Trabalho e Emprego sistematizados pela Repórter Brasil e pela Comissão Pastoral da Terra.