#32 Uma a cada 150 pessoas no mundo é vítima de escravidão contemporânea
De acordo com levantamento da Organização Internacional do Trabalho (OIT), da Walk Free e da Organização Internacional para as Migrações (OIM), 50 milhões de pessoas como vítimas de escravidão contemporânea em 2021. Ou seja, Uma a cada 150 pessoas no mundo ainda é vítima de trabalho escravo.
Os dados representam um acréscimo de 10 milhões com relação a 2016. Do total, 28 milhões estavam submetidas a trabalho escravo e 22 milhões, a casamentos forçados, sendo que 52% de todos os casos de trabalho e 25% de todos os casamentos forçados ocorreram em países de renda média alta ou alta.
Mulheres e meninas representavam pouco menos da metade das vítimas de trabalho escravo, e quase uma a cada oito pessoas nessa condição eram crianças (3,3 milhões). Já em relação aos casamentos forçados, mais de 65% eram mulheres e meninas.
Os migrantes, por sua vez, foram os mais expostos, tendo três vezes mais probabilidade de serem submetidos a trabalho forçado, além de correrem mais risco de enfrentar situações como a de tráfico de pessoas.
Para mais informações, acesse o Relatório Global Estimates of Modern Slavery aqui: https://bit.ly/ModernSlaveryRelatorio.
Foto: Ministério do Trabalho e Previdência