#71 Escravo, nem pensar! previne trabalho escravo em 92% dos municípios do Mato Grosso

Entre 2022 e 2023 a Repórter Brasil implementou o projeto Escravo, nem pensar! de prevenção ao trabalho escravo em toda a rede pública de educação do Mato Grosso (MT).

Dividida em duas etapas, a ação foi realizada em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação do MT e contemplou 75% (523) das 694 escolas estaduais de 92% (130) dos 141 municípios do estado. Foram mais de 160 mil pessoas prevenidas dessa prática criminosa somente na primeira fase. Os dados de alcance da segunda edição estão sendo sistematizados e serão divulgados numa publicação temática no início de 2024.

A metodologia do projeto é dedicada à formação dos profissionais de educação, para que se tornem agentes multiplicadores sobre o tema do trabalho escravo na rede pública de ensino. O intuito é fazer com que o conteúdo seja disseminado na rede estadual e alcance outros educadores para, então, envolver os alunos. Os estudantes, por sua vez, proliferam os conhecimentos com parentes e a comunidade em geral.

O projeto contou com a parceria dos órgãos e entidades que compõem a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do MT e o apoio do Fundo Estadual de Erradicação do MT e da Secretaria de Estado de Segurança Pública do MT.

O Mato Grosso é um estado estratégico para o combate ao trabalho escravo no Brasil, uma vez possui o terceiro maior número de pessoas encontradas em condições análogas à escravidão no país: ao todo, foram 6.223 libertações entre 1995 e 2022, em 229 casos. Esse número corresponde a 10,3% dos 60.236 trabalhadores escravizados no país. A prática está presente com alta incidência na produção agropecuária mato-grossense: 85% dos trabalhadores escravizados no estado estavam em ocupações ligadas à agricultura ou à criação de gado.

Dados: Ministério do Trabalho e Emprego sistematizados pela Repórter Brasil e a Comissão Pastoral da Terra.

Saiba mais em https://escravonempensar.org.br/escravo-nem-pensar…/