#33 Assistência a imigrantes em São Paulo: veja a ação!

Imagem

Mais recente produção audiovisual do programa Escravo, nem pensar!, o minidocumentário “Atendimento humanizado a migrantes em São Paulo” apresenta os resultados da articulação territorial idealizada pela ONG Repórter Brasil junto à Rede de Promoção do Trabalho Decente. A parceria, fomentada durante os anos de 2019 a 2022, foi encerrada com um mutirão de atendimento no bairro da Vila Maria, em maio de 2022.

Atualmente, estima-se que 56% dos trabalhadores escravizados na cidade de São Paulo são naturais de outros países*. Por isso, o evento teve como público-alvo comunidades migrantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Ao todo, foram realizados 270 atendimentos a 172 pessoas, a maioria bolivianos (78%), com foco em regularização migratória.

Participaram também do evento unidades de assistência social e educação que receberam formação do programa Escravo, nem pensar!, além de equipamentos de saúde, direitos humanos e grupos de extensão universitária, como o Projeto de Promoção dos Direitos de Migrantes (PROMIGRA).

*Dados do Ministério do Trabalho e Previdência sistematizados pela Repórter Brasil e pela Comissão Pastoral da Terra