ENP! previne 162 mil do trabalho escravo no Mato Grosso

Programa Escravo, nem pensar! mobilizou 268 escolas em 60 municípios do estado contra o crime. Veja o caderno de resultados do projeto

Em 2022, a Repórter Brasil preveniu 162.871 pessoas do trabalho escravo no estado do Mato Grosso, por meio do desenvolvimento de projetos educacionais em 268 escolas da rede estadual de ensino. Essas unidades estão localizadas em 60 municípios suscetíveis ao aliciamento e exploração de trabalhadores.

O resultado é decorrente da implementação do projeto Escravo, nem pensar! no estado, realizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso (Seduc/MT) e em parceria com a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Mato Grosso (Coetrae/MT), Secretaria de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso (SESP/MT) e Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Trecho do caderno de resultados do Escravo, nem pensar! no Mato Grosso – 2022


Os desdobramentos da iniciativa estão reunidos no caderno de resultados homônimo (Acesse aqui). A publicação apresenta as principais experiências educacionais que deram vida ao projeto nas escolas, que, por sua vez, impactaram as comunidades locais, prevenindo trabalhadores dos perigos do trabalho escravo. O material também traz um panorama do contexto de trabalho escravo e aliciamento no estado.