Escravo, nem pensar! no Mato Grosso (2022)

O caderno apresenta os resultados do projeto Escravo, nem pensar! no Mato Grosso. Dedicada a educadores da rede estadual de ensino, a iniciativa busca prevenir comunidades vulneráveis dos riscos de situações de trabalho exploratórias, como trabalhos forçados, jornadas exaustivas e condições degradantes.

O Mato Grosso é o terceiro estado com o maior número de pessoas encontradas em condições análogas à escravidão do Brasil: ao todo, foram 6.223 libertações entre 1995 e 2022, em 229 casos. Esse número corresponde a 10,3% dos 60.236 trabalhadores escravizados no país. Confresa, no nordeste do estado, lidera o ranking: foram escravizadas 1.393 pessoas no município, o que representa 22% do total do estado.

O projeto realizado pelo Escravo, nem pensar! (ENP!) em 2022, preveniu 162.871 pessoas do trabalho escravo no estado do Mato Grosso, por meio do desenvolvimento de projetos educacionais em 268 escolas da rede estadual de ensino. Essas unidades estão localizadas em 60 municípios suscetíveis ao aliciamento e exploração de trabalhadores.

O resultado é decorrente da implementação do projeto Escravo, nem pensar! no estado, realizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação do Mato Grosso (Seduc/MT) e em parceria com a Comissão Estadual de Erradicação do Trabalho Escravo do Mato Grosso (Coetrae/MT), Secretaria de Estado de Segurança Pública do Mato Grosso (SESP/MT) e Comissão Pastoral da Terra (CPT).

Confira o resultado da experiência no Caderno de Resultados Escravo, nem pensar! no Mato Grosso – 2022.

Últimas publicações