Escravo, nem pensar! compartilha sua metodologia de formação para educadores

Objetivo é colaborar com a reflexão e atuação de educadores que lidam com formação em direitos humanos

O programa de educação Escravo, nem pensar!, coordenado pela ONG Repórter Brasil, compartilha a sua experiência na elaboração de metodologias pedagógicas para a realização de formação, voltada a professores da rede pública de ensino, por meio da publicação Metodologia Escravo, nem pensar! – Uma experiência de formação continuada de professores. O documento faz parte do projeto realizado em parceria com a Catholic Relief Service, cujo objetivo foi sistematizar e divulgar o o trabalho pedagógico do ENP!.

Por meio da metodologia do programa, educadores são familiarizados com o tema do trabalho escravo contemporâneo, problema que afeta todo o Brasil mas, muitas vezes, é desconhecido ou naturalizado em diversas regiões do país.  Um dos objetivos da formação é, portanto, alertar a população de locais com altos índices de migração forçada, aliciamento e casos de trabalho escravo sobre os perigos dessa violação de direitos e os meios de registrar denúncias aos órgãos competentes.

A partir da sensibilização do tema, os educadores são incentivados a formular planos de ação para inserir o tema em escolas e comunidades. A metodologia é orientada por princípios e recursos didáticos que privilegiam a construção coletiva do conhecimento e a educação contextualizada. Por isso, ela tem gerado efeitos positivos nos lugares onde foi aplicada.

O ENP! já realizou formações em 53 municípios da Bahia, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Piauí e Tocantins, alcançando mais de 3 mil pessoas. O problema do trabalho escravo, muitas vezes, é desconhecido ou naturalizado em diversas regiões do país.

O documento pode colaborar na construção de outras ações educativas relacionadas aos direitos humanos. Além da apresentação da sequência didática, estão disponíveis materiais de apoio e de avaliação da formação, como o caderno usado pelo público, o conjunto de indicadores e a ficha de avaliação. Clique aqui para baixar o arquivo completo.