ENP! no livro “Escravidão: moinho de gentes no século XXI”

Publicação foi lançada na XII Reunião Científica Trabalho Escravo Contemporâneo e questões correlatas no Rio de Janeiro

O Grupo de Pesquisa Trabalho Escravo Contemporâneo (GPTEC) lançou a publicação Escravidão: moinho de gentes no século XXI, que é resultado da X Reunião Científica Trabalho Escravo Contemporâneo e Questões correlatas, ocorrida em 2017, no Rio de Janeiro e organizada pelo GPTEC. Lançada em outubro de 2019, a obra reúne 21 artigos de pesquisadores do Brasil e do exterior de diversas áreas de conhecimento dedicados ao estudo da temática do trabalho escravo contemporâneo. Dentre esses trabalhos constam dois artigos da equipe do Programa Escravo, nem pensar!.

O primeiro trabalho, intitulado Intermediações nas políticas públicas de combate do trabalho escravo: as vozes do trabalhador, de autoria de Natália Suzuki, coordenadora do programa Escravo, nem pensar!, aborda as intermediações entre os trabalhadores resgatados e o Estado, realizadas por parte de atores estatais e da sociedade civil. Essas intermediações visam garantir e repor os direitos desses trabalhadores após terem sido escravizados.

Já o segundo artigo, Mulheres bolivianas em São Paulo: notas sobre migração, filhos e violência, da analista de projetos Maíra Costa, apresenta a experiência migratória de Carmen e Luz, duas mulheres bolivianas que trabalham em oficinas de costura em São Paulo. O artigo traz a narrativa delas acerca de suas motivações para a saída do país de origem, bem como elementos de suas rotinas no Brasil.

Nesta última reunião, o programa Escravo, nem pensar! apresentou o trabalho Questão de gênero e trabalho escravo, de autoria de Natália Suzuki e Thiago Casteli, assessor de projetos do ENP!. A exposição teve como objetivo destacar a presença das mulheres dentre as pessoas resgatadas de trabalho escravo a despeito dos dados nacionais que indicam que homens são majoritariamente as vítimas dessa violação no Brasil.

Para ler os artigos, clique aqui!