Assistência Social discute direito à migração

ENP! realiza formação sobre migração e trabalho escravo para profissionais da rede municipal de Assistência Social de São Paulo

Nos dias 12 e 14 de março, a Repórter Brasil realizou a formação Escravo, nem pensar – Atendimento humanizado ao migrante e prevenção ao trabalho escravo, em parceria com a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SMADS), para diretores e técnicos de equipamentos da rede municipal de Assistência Social de São Paulo. A ação tem como objetivo fortalecer o atendimento aos migrantes internacionais na capital, especialmente aqueles vulneráveis a situações de trabalho escravo. A iniciativa conta com o apoio do Instituto C&A. 

Servidores participam de atividade sobre migração. Ideia era sensibilizá-los para o fato de que o tema faz parte da realidade de todos

Os encontros aconteceram no Espaço Público do Aprender Social (ESPASO) e foram direcionados às equipes de CRAS (Centro de Referência de Assistência Social), CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) e serviços conveniados dos territórios da Freguesia do Ó/Brasilândia, Itaquera, Penha, Perus e Sé. Esses territórios são estratégicos por abrangerem bairros em que se concentram comunidades migrantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

No primeiro dia foram abordados os atuais fluxos migratórios para São Paulo, a atual política migratória do Brasil e as normas que regulamentam a entrada e permanência de migrantes em território brasileiro. No segundo dia foram apresentados os aspectos conceituais do trabalho escravo e a rede de combate a essa prática criminosa. 

O ENP! forneceu material didático sobre trabalho escravo específico para profissionais da Assistência Social