Projeto engaja 90% dos Cras e Creas do RJ contra o trabalho escravo

Formação do programa Escravo, nem pensar! (ENP!) capacita rede socioassistencial carioca para enfrentamento ao problema. Confira o vídeo

Em 2019, a Repórter Brasil implementou o projeto Escravo, nem pensar! de prevenção ao trabalho escravo em 47 Cras (Centro de Referência de Assistência Social) e 14 Creas (Centro de Referência Especializado de Assistência Social) do Rio de Janeiro (RJ), contemplando 90% dessas unidades do município. O objetivo do projeto é fortalecer o atendimento das equipes técnicas a migrantes internacionais e qualificar a sua atuação em casos de trabalho escravo.

Ao todo, foram formados 763 profissionais da rede socioassistencial. Esses servidores, por sua vez, disseminaram informações sobre migração e trabalho escravo em suas unidades de trabalho e para a população de diferentes bairros. Como resultado, 2.702 pessoas foram envolvidas nas atividades do projeto. Saiba mais no vídeo Escravo, nem pensar! no RJ – Formação para a Assistência Social:

“Esta rede é a que tem o primeiro contato com os trabalhadores explorados, com os trabalhadores em condições vulneráveis, e até com os migrantes em situação de vulnerabilidade”, pontua Guadalupe Louro Couto, procuradora do Trabalho do Ministério Público do Trabalho, sobre a importância do engajamento da Assistência Social nas pautas abordadas no projeto.  

A ação contribui ainda para o aprimoramento das políticas de enfrentamento ao trabalho escravo no Rio de Janeiro. Na avaliação de Cristiane Lessa, coordenadora de Migração e Refúgio da Smasdh-RJ (Secretaria Municipal de Assistência Social e Direitos Humanos), “o trabalho do ENP! e esses encontros formativos, que vêm desde o começo do ano, foram fundamentais para a gente aprofundar e pensar as políticas públicas no âmbito municipal”. A partir da formação, será criado um protocolo atendimento a trabalhadores resgatados.

O projeto Escravo, nem pensar! Atendimento humanizado ao migrante e prevenção ao tráfico de pessoas e trabalho escravo é uma realização da Repórter Brasil e da Smasdh-RJ,  com o apoio do Ministério Público do Trabalho e parceria da Coetrae-RJ (Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo no Rio de Janeiro).