Povos Migrantes: Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SP) orienta escolas sobre o tema

Documento inédito promove a valorização da diversidade cultural e multiétnica nas escolas municipais. Repórter Brasil colaborou com a elaboração do material

Na última sexta-feira (18/6), a Secretaria Municipal de Educação de São Paulo (SME-SP) lançou o caderno Orientações pedagógicas – Povos Migrantes, em live transmitida no Youtube. O documento traz subsídios teóricos e experiências exitosas de abordagens didáticas relacionadas ao tema da migração, visando à orientação do trabalho de educadores e gestores escolares para a integração e o acolhimento da população migrante matriculada na Rede Municipal de Ensino da capital paulista (RME-SP).

A elaboração do conteúdo contou com apoio técnico, metodológico, de pesquisa e redação da Repórter Brasil e foi coordenada pelo Núcleo Técnico de Currículo (NTC) da SME, por meio do Núcleo de Educação para as Relações Étnico-Raciais (NEER). Este documento dedicado às migrações é o primeiro do tipo a integrar um currículo pedagógico na rede pública de Educação de todo o Brasil.

“A publicação consolida experiências educacionais que enfatizam a migração como um direito humano, incluindo aquelas desenvolvidas por escolas participantes do projeto ENP! ao longo de 5 anos de parceria com a SME” destaca Thiago Casteli, assessor de projeto do programa Escravo, nem pensar! e representante da Repórter Brasil no evento de lançamento.

Escravo, nem pensar! nas escolas de São Paulo (SP)

A cidade de São Paulo conta hoje com mais de 7 mil estudantes de cerca de 100 nacionalidades matriculados em escolas municipais. Com o objetivo de fortalecer o acolhimento de crianças e adolescentes migrantes e descendentes, o programa Escravo, nem pensar! desenvolve, desde 2016, projetos de promoção da migração como direito humano e de prevenção ao trabalho escravo em parceria com a SME-SP, com foco em regiões do município com grande concentração de migrantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica. Assista ao minidocumentário Migração como direito humano: rompendo o vínculo com o trabalho escravo e baixe a publicação Escravo, nem pensar! no município de São Paulo (SP) – 2018/2019, produzidos pela Repórter Brasil, e saiba mais.