Escravo, nem pensar! no município de São Paulo

O caderno Escravo, nem pensar! no município de São Paulo – 2018/2019 apresenta os resultados do projeto Escravo, nem pensar! – Direito do migrante e prevenção ao trabalho escravo e infantil, realizado em 2018 e 2019 pela Repórter Brasil e as secretarias municipais de Educação e de Assistência e Desenvolvimento Social de São Paulo (SP) com o apoio da Laudes Foundation e a parceria da Comtrae-SP (Comissão Municipal para a Erradicação do Trabalho Escravo).

A publicação reúne experiências de promoção da diversidade multicultural e de conscientização sobre os riscos do aliciamento e do trabalho escravo. O material traz ainda um panorama sobre a migração internacional e o trabalho escravo no Brasil e em São paulo.

Sobre o projeto

O projeto foi realizado em 59 escolas e 49 unidades socioassistenciais da capital paulista, situadas em regiões com as maiores concentrações de comunidades imigrantes. Ao todo, foram prevenidas 5.308 pessoas do trabalho escravo e trabalho infantil, entre alunos, professores, assistentes sociais e pessoas das comunidades.

Esse resultado é decorrente dos processos formativos realizados pelo Escravo, nem pensar! para educadores e profissionais da Assistência Social sobre o trabalho escravo e o direito à migração. Uma vez formado, esse público foi responsável por disseminar informações a respeito dessas questões para a população atendida nas escolas e nas unidades socioassistenciais.

Últimas publicações