Escravo, nem pensar! no Tocantins (2021)

O caderno apresenta os resultados da segunda edição do projeto Escravo, nem pensar! no Tocantins. Dedicada a educadores da rede estadual de ensino, a iniciativa busca prevenir comunidades vulneráveis dos riscos de situações de trabalho exploratórias, como trabalhos forçados, jornadas exaustivas e condições degradantes.

O Tocantins é um dos estados estratégicos para a erradicação do trabalho escravo no Brasil. Desde 1995, foram resgatadas mais de 3 mil pessoas dessa situação em municípios tocantinenses, principalmente em atividades econômicas relacionadas à agropecuária e à produção de carvão vegetal.

No projeto realizado pelo Escravo, nem pensar! (ENP!) em 2021, foram contempladas 113 escolas de 36 municípios. Por conta da pandemia de Covid-19, com a maioria das escolas fechadas, a equipe do ENP! adaptou os encontros formativos para o ambiente virtual e conseguiu alcançar mais de 37 mil pessoas. A ação foi realizada em parceria com a Comissão Pastoral da Terra (CPT) e a Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo do Estado do Tocantins (Coetrae/TO), além do apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT).

Confira o resultado da experiência no Caderno de Resultados Escravo, nem pensar! no Tocantins – 2021.

Últimas publicações