Escravo, nem pensar! no Maranhão (2019-2021)

O caderno apresenta os resultados da terceira edição do projeto Escravo, nem pensar! no Maranhão, que preveniu mais de 23 mil pessoas do trabalho escravo e alcançou 78 escolas de 35 municípios. A publicação reúne as principais experiências educacionais desenvolvidas pelas escolas e pelos educadores que participaram da iniciativa.

Entre 2019 e 2021, a Repórter Brasil formou gestores e técnicos pedagógicos de seis Unidades Regionais de Educação (URE) do Maranhão. A iniciativa teve como objetivo prevenir a ocorrência de trabalho escravo e completou o ciclo de atuação do Escravo, nem pensar! no estado, iniciado em 2015, ao contemplar todas as 19 UREs da rede estadual de ensino.

A ação foi realizada em conjunto com a Secretaria de Educação do Estado do Maranhão (Seduc/MA) e com o apoio do Ministério Público do Trabalho (MPT) e da Organização Internacional do Trabalho (OIT). Também contou com a parceria da Comissão de Erradicação do Trabalho Escravo do Estado do Maranhão (Coetrae/MA), da Comissão Pastoral da Terra (CPT) e do Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán (CDVDHCB).

O Maranhão é a principal origem de trabalhadores que acabam em situação de trabalho escravo no Brasil. Um quinto (21%) de todos os resgatados no país são maranhenses, porcentagem que representa 8.655 trabalhadores libertados entre 2003 e 2021, segundo dados do Ministério do Trabalho e Previdência. 

Confira o resultado da experiência no caderno de resultados Escravo, nem pensar! no Maranhão 2019-21.

 

Últimas publicações