Depoimento de um trabalhador escravo

Produção da Repórter Brasil dá voz a trabalhador submetido a essa violação de direitos. Lançamento ocorre em razão do Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo (28/1)

O trabalho escravo é uma prática criminosa, que ainda persiste no campo e nas cidades brasileiras. Para informar a população sobre as características dessa violação, o programa Escravo, nem pensar! lança o vídeo “Depoimento de um trabalhador escravo”. A produção apresenta o relato de vida de um trabalhador que foi submetido a condições degradantes e servidão por dívida, fatores que, juntamente à jornada exaustiva e trabalho forçado, definem o conceito de trabalho escravo. O depoimento é entremeado por imagens de operações de resgate realizadas por órgãos fiscalizadores.

O lançamento ocorre em alusão ao dia 28 de janeiro, Dia Nacional de Combate ao Trabalho Escravo. A data foi escolhida em homenagem a três auditores fiscais do trabalho e um motorista assassinados enquanto fiscalizavam propriedades rurais em Unaí (MG) no ano de 2004. O marco reafirma a luta de trabalhadores e entidades da sociedade civil e do poder público contra essa grave violação de direitos humanos.

O vídeo conta com apoio da Organização Internacional do Trabalho e do Ministério Público do Trabalho.