Seduc-MA: Escola estadual realiza projeto sobre tráfico humano

Confira aqui a notícia originalmente publicada no site da Secretaria Estadual de Educação do Maranhão.

O tráfico humano como problema real em pleno século XXI é temática do projeto desenvolvido por 180 alunos do ano do ensino médio do Centro de Ensino Bacelar Portela – escola da rede pública estadual, localizada no bairro Caratatiua, em São Luís.

culminancia_saoLuisA culminância do projeto, que iniciou em abril, aconteceu nesta terça-feira (7), no Teatro Municipal, Centro da cidade, com a realização da 1ª Mostra sobre Tráfico Humano. Durante o evento, os estudantes apresentaram vídeos didáticos, paródias e performances teatrais abordando a questão do tráfico de pessoas.

O palestrante Wanderson Lima, representando a Procuradora do Ministério Público do Trabalho do Maranhão, Dra. Virginia de Azevedo Neves, ministrou palestra sobre o trabalho escravo, direcionada aos alunos.

O professor de sociologia, Diego Rodrigo, que coordena o projeto, explicou que desde o início os alunos assistem a documentários e participam de palestras sobre a temática de forma interdisciplinar. “Foram desenvolvidas diversas atividades, entre elas a confecção de cartazes cujos personagens foram os próprios alunos, alertando a população para esse grave problema, que é o tráfico de pessoas”, destacou.

O projeto “Tráfico humano: um problema real” conta com a parceria da ONG Repórter Brasil, através do projeto “Escravo, nem pensar!” e do Núcleo Estadual de Enfrentamento ao Tráfico de Pessoas (NETP-MA), órgão vinculado à Secretaria de Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (Sedihc).

O Brasil, segundo a ONU, possui 241 rotas de tráfico de pessoas, distribuídas em todas as regiões do país, da quais 69 ficam no Nordeste. Essas pessoas são traficadas para exploração sexual, trabalho escravo e remoção de órgãos. Este último, representa 5% a 10% dos casos.