“Repórter Brasil na sala de aula” está no ar

Nova atividade didática inaugura a série que traz propostas de uso dos conteúdos da ONG Repórter Brasil no cotidiano escolar

Está fresquinha na seção “Biblioteca” uma nova proposta de atividade sobre alguns dos temas abordados pelo programa “Escravo, nem pensar!”. A atividade é a primeira da série Repórter Brasil na sala de aula, que traz ideias de como aproveitar o conteúdo produzido pela ONG Repórter Brasil para provocar debates e reflexões sobre a realidade agrária brasileira na escola.

Nesta edição, a sequência didática parte de um site produzido pela Agência de Notícias da Repórter Brasil e lançado neste ano, chamado Mapa Social. Além de bastante informação sobre trabalho escravo, as reportagens trazem elementos para discutir agricultura familiar, monocultivo, concentração fundiária, grandes empreendimentos, entre outros temas, sempre relacionando esses temas à realidade de quem utilizará essa proposta. Você pode acessá-la clicando aqui.

A proposta envolve a construção de um diagnóstico sobre o município, pesquisa e análise dos textos do Mapa Social, para estabelecer relações e conexões entre o que é apresentado nas reportagens e aspectos locais.

Mais uma vez, ressaltamos que a atividade não é um modelo pronto e fechado. Pelo contrário, deve ser mudada de acordo com a meta e a realidade das pessoas que trabalharão com ela.