Regional de Educação de Dianópolis realiza formação sobre o projeto Escravo, nem pensar!

Clique aqui e confira a matéria publicada originalmente na página da Seduc-TO.

Professores e coordenadores pedagógicos da área de ciências humanas da Diretoria Regional de Educação, Juventude e Esportes (DRE) de Dianópolis participaram de formação sobre o Projeto ‘Escravo, nem pensar!’, nesta sexta-feira, 6. O encontro on-line, realizado por meio da Plataforma Google Meet, foi promovido pela DRE. 

Escravo, nem pensar! é um programa educacional desenvolvido pela Organização não Governamental (ONG) Repórter Brasil. Fundado em 2004, é o único programa nacional dedicado à prevenção do trabalho escravo. Por meio da educação, tem a missão de diminuir o número de trabalhadores aliciados para o trabalho escravo e submetidos a condições análogas a de escravidão nas zonas rural e urbana do território brasileiro. 

Na formação, foram discutidas estratégias para implementar essa ação ao currículo escolar de forma contextualizada e significativa. “O projeto Escravo, nem pensar! possibilita a nós educadores uma reflexão sobre o conceito de trabalho escravo contemporâneo e as condições em que muitos trabalhadores, por suas necessidades de sustento, são levados a condições desvalorizadas e até mesmo escravizadas. A luta para erradicar o trabalho escravo no Brasil é de todos nós”, ressaltou Ana Helena Villela, assessora de Currículo.

A professora Roberta Tavares de Albuquerque, historiadora e especialista em cultura afro-brasileira do Colégio João d’Abreu, destacou o aprendizado no momento formativo. “O projeto é bastante relevante, necessário e urgente em nossa sociedade. É pela educação, pelo conhecimento que podemos buscar conter, minimizar esse tipo de ação. Observamos que o racismo estrutural se encontra presente nessa problemática e, é preciso romper com essa prática. Por isso, acredito que a formação dos educadores irá contribuir para a diminuição desses dados”, frisou.