Projeto vida e liberdade: diálogos e parcerias no combate ao trabalho escravo

O que têm sido feito pra erradicar o trabalho escravo no Maranhão?

Na última quinta-feira (17/06), Rodrigo Teruel, analista de projetos do programa Escravo, nem pensar! (ENP!), participou do evento virtual “Projeto vida e liberdade: diálogos e parcerias no combate ao trabalho escravo”, organizado pela Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo no Maranhão (Coetrae-MA).

Nesse evento, foram apresentadas as principais iniciativas de prevenção desenvolvidas por escolas participantes do projeto ENP! desde 2015. Confira na íntegra:

Prevenção ao trabalho escravo no Maranhão

Entre 2015 e 2018, o Escravo, nem pensar! preveniu 359.269 pessoas do trabalho escravo no Maranhão, com a implementação do projeto em 427 escolas de 129 municípios maranhenses. Atualmente, o programa desenvolve a 3º edição dessa iniciativa de prevenção no estado, com previsão de conclusão ainda neste ano.

O Maranhão é o principal emissor de trabalhadores que acabam explorados em outras regiões do Brasil. De acordo com a Subsecretaria de Inspeção do Trabalho do Ministério da Economia, 22% de todas as pessoas resgatadas do trabalho escravo no Brasil desde 2003 são maranhenses. O estado também figura como um dos principais polos de exploração de trabalhadores, com 182 casos registrados e 3.337 pessoas resgatadas desde 1995. No Maranhão, o problema é encontrado principalmente na atividade da pecuária e na produção de carvão vegetal.