Podcast “Jornadas” inaugura Rádio Batente

O dia-a-dia de um trabalhador ou de uma trabalhadora é apresentado em programa semanal de cinco episódios na nova central de podcasts da Repórter Brasil

Está no ar o primeiro episódio do Jornadas, programa da Rádio Batente, a central de podcasts da Repórter Brasil. Como o próprio nome já sugere, a série acompanha um dia de trabalho de um trabalhador ou de uma trabalhadora. A ideia do projeto é ir além do relato e da entrevista, ou seja, testemunhar de perto a rotina de trabalho dessas pessoas, suas dinâmicas e desafios.

No primeiro episódio do Jornadas, Natália Suzuki, coordenadora do Escravo, nem pensar!, e Thiago Casteli, assessor de projeto, apresentam o cotidiano do professor de Artes, Bonifácio Feitosa, com seus alunos de 6 a 14 anos, em uma escola pública de São Paulo, antes e durante a quarentena. Além de desenvolver as habilidades artísticas dos seus alunos, Bonifácio também precisa lidar com desafios, como a depressão de um aluno e o acolhimento de imigrantes.

A primeira temporada do Jornadas, que terá cinco episódios, apresenta o dia a dia de profissionais cuja missão é o atendimento direto ao público e, não por acaso, eles são todos servidores públicos. Neste contexto da pandemia, eles são considerados trabalhadores que atuam em setores essenciais. Mas mais do que entregar serviços, eles garantem direitos à população.

Nós próximos episódios, mostramos o esforço de uma assistente social para tentar evitar que os moradores voltem a viver na rua o trabalho e, na sequência, como é a jornada do agente de saúde e da enfermeira que batem de porta em porta nas casas de uma das maiores favela do Brasil.

Além disso vamos conhecer o batente de uma cobradora de ônibus que dá expediente numa linha que liga um bairro pobre da periferia com o centro de São Paulo e, por fim, os corres de um bombeiro numa sexta-feira à noite, quando, nas palavras dele, “tudo acontece”.

Sobre a Rádio Batente

Rádio Batente é a central de podcasts da Repórter Brasil. A produção dos programas é feita pela Rádio Novelo.

Os podcasts da Rádio Batente também estão disponíveis em sua página oficial, no canal da Repórter Brasil no Youtube e nos principais agregadores de podcasts – AppleDeezer Spotify. E também dá para conferir a transcrição de cada episódio.