OIT reconhece ENP! como boa prática internacional para a prevenção do trabalho escravo

Programa educacional da Repórter Brasil servirá de exemplo para atores envolvidos na erradicação dessa prática criminosa em todo o mundo

O Escravo, nem pensar! foi reconhecido pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como caso de inspiração para a prevenção do trabalho escravo contemporâneo. As boas práticas do programa nas áreas de formação, elaboração de metodologias e produção de conteúdos pedagógicos sobre o tema foram referenciadas no manual Global guidelines on the prevention of forced labour through lifelong learning and skills development approaches, publicado pela agência da ONU para o Trabalho em 2020. O material subsidiará instituições do poder público e da sociedade civil de diferentes países com recomendações para a elaboração de programas eficazes de educação e treinamento a respeito do trabalho escravo.

Para isso, o manual oferece uma rica seleção de recursos pedagógicos, referências técnicas e atividades educacionais inspiradas em iniciativas desenvolvidas por diversas organizações ligadas à temática. O objetivo é contribuir para a conscientização de educadores, estudantes, trabalhadores e empregadores sobre o problema, ajudando-os a desempenhar um papel ativo na sua eliminação.

O Escravo, nem pensar! também foi indicado como boa prática num curso online sobre o tema do trabalho escravo: o E-learning course on training for prevention and emancipation from forced labour and modern slavery, organizado pela OIT no 4° trimestre de 2020 e dedicado a representantes de órgãos do poder público e representantes da sociedade civil, de trabalhadores e de empregadores.