Nova Ipixuna (PA) inclui tema do trabalho escravo em seu Plano Municipal de Educação

Este é o segundo município a institucionalizar o tema no estado. O ENP! será incorporado à proposta pedagógica de todas as escolas do município ao longo da próxima década.

prof Francisco de Araujo fazendo a defesa

Professor Francisco Oliveira Araújo fez a defesa da inserção do tema no PME de Nova Ipixuna

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Ipixuna, no sudeste paraense, incluiu o programa Escravo, nem pensar! (ENP!) no seu Plano Municipal de Educação (PME), como forma de garantir a abordagem do tema do trabalho escravo contemporâneo nas escolas municipais, durante os próximos dez anos. A proposta foi apresentada em fórum municipal, que aconteceu no dia 5 de junho e contou com a presença de mais 200 profissionais da Educação. Este é o segundo município que institucionaliza o tema no estado neste ano. O primeiro foi Jacundá, no final de abril.

O ENP! foi inserido no eixo temático “Inclusão e Diversidade” do plano, como forma de “ação para a diminuição do trabalho escravo, infantil e tráfico humano na sociedade atual e suas consequências como violação aos Direitos Humanos”. O projeto precisa agora passar pela Câmara dos Vereadores para se tornar lei.

“Conseguimos uma grande vitória nessa luta. Ele vai assegurar que o programa seja inserido nos Projetos Políticos Pedagógicos (PPP) de todas as escolas do município. Assim teremos muito mais multiplicadores na luta contra o trabalho escravo”, declarou Ilzete Ribeiro Amaral, coordenadora pedagógica da Secretaria Municipal de Educação e responsável pelo ENP! no município.

Formação continuada

A Secretaria Municipal de Educação de Nova Ipixuna participa, desde agosto de 2014, da  formação continuada promovida pelo ENP! em Marabá (PA). Desde então, gestores de educação do município recebem formações e desenvolvem atividades didáticas com professores, alunos e a comunidade, como produção textual, desenhos e peças teatrais. Um dos objetivos dessa formação é incluir a abordagem do tema do trabalho escravo nas escolas da região sul e sudeste do Pará, onde há o maior número de casos desse crime no país. Integram essa formação outras 12 secretarias municipais de educação da região.