Escravo, nem pensar! irá realizar duas formações no Piauí

Objetivo é difundir informações sobre aliciamento e trabalho escravo em dois municípios com constantes fluxos migratórios de trabalhadores

mapa_picos_oeiras_16.04.14Nos dias 08 e 09 de abril, a equipe do Escravo, nem pensar!  realizou reuniões nos municípios de Oeiras e Picos, respectivamente, ambos localizados no Sudeste do Piauí. O objetivo foi definir a realização de formações gratuitas de professores e lideranças sociais a respeito de trabalho escravo contemporâneo e temas relacionados aos direitos humanos.

A migração forçada é um fenômeno constante nos dois locais. Em geral, os trabalhadores partem para a região Sudeste em busca de vagas de emprego no corte de cana-de-açúcar e na construção civil, atividades econômicas com diversos casos de trabalho escravo registrados. A proposta da formação é debater a questão da migração e discutir os perigos do aliciamento e o conceito de trabalho escravo contemporâneo, visando difundir informações nas escolas e comunidades. O ENP! já apoiou projetos comunitários de prevenção ao tráfico de pessoas e ao trabalho escravo nos dois municípios.

As parcerias foram estabelecidas com as Secretarias Municipais de Educação e com as 8ª e 9ª Gerências Regionais de Ensino (9ª GRE), além de entidades da sociedade civil locais. A formação em Oeiras ocorrerá entre os dias 26 e 30 de maio. Em Picos será na semana seguinte, entre os dias 02 e 06 de junho.

As formações fazem parte do convênio da Repórter Brasil com a Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República.