Escola de Eldorado dos Carajás desenvolve projeto de combate à escravidão

A Escola Municipal de Ensino Fundamental Oziel Alves Pereira, localizada na cidade de Eldorado dos Carajás (PA), está a todo vapor com as atividades do projeto Escravo, nem pensar, financiado pelo Fundo de Apoio a Projetos do Escravo, nem pensar! em 2013.

Alunos e professores estão realizando uma pesquisa sobre as condições de trabalho e possíveis casos de trabalho escravo na região. Eles visitaram algumas fazendas do município e conversaram com os trabalhadores sobre suas condições de trabalho, instalações, alimentação, transporte, jornada de trabalho, salários, férias etc. Eles convidaram os trabalhadores para participar de uma palestra, que a escola realizará sobre o tema para a comunidade. Alunos e professores estão produzindo uma peça de teatro, além de cartazes, desenhos, faixas e paródias. Os trabalhos produzidos serão apresentados em uma grande festa para a comunidade em novembro. Com isso, o projeto pretende conscientizar alunos e município sobre o tema e discutir o valor do trabalho.

Segundo o professor Carlos Alves de Sousa, “o tema tem sido debatido em sala de aula com os alunos em todas as disciplinas, principalmente História, Geografia e Português. Na apresentação do projeto, eles estranharam as atividades, pois nunca tinham ouvido falar sobre trabalho escravo, já que achavam que não existia. Hoje já estão se conscientizando e fazendo perguntas sobre o tema”.