ENP! previne 181 mil do trabalho escravo no TO

Programa Escravo, nem pensar! mobilizou 287 escolas em 92 municípios do estado contra o crime. Veja o caderno de resultados do projeto

Em 2018, a Repórter Brasil preveniu 181.024 pessoas do trabalho escravo no estado do Tocantins, por meio do desenvolvimento de projetos educacionais em 287 escolas da rede estadual de ensino. Essas unidades estão localizadas em 92 municípios suscetíveis ao aliciamento e exploração de trabalhadores.

O resultado é decorrente da implementação do projeto Escravo, nem pensar! no estado, realizado em conjunto com a Secretaria de Estado de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins e com o apoio do Ministério Público do Trabalho. Foram parceiros na ação a Comissão Pastoral da Terra e a Coetrae-TO (Comissão Estadual para a Erradicação do Trabalho Escravo no Tocantins).

Trecho do caderno de resultados Escravo, nem pensar! no Tocantins – 2018

Os desdobramentos da iniciativa estão reunidos no caderno de resultados homônimo (Acesse aqui). A publicação apresenta as principais experiências educacionais que deram vida ao projeto nas escolas, que, por sua vez, impactaram as comunidades locais, prevenindo trabalhadores dos perigos do trabalho escravo. O material também traz um panorama do contexto de trabalho escravo e aliciamento no estado.

“Além de o projeto conseguir prevenir uma quantidade impressionante de mais de 180 mil pessoas, o tema do trabalho escravo passou a fazer parte do currículo estadual da disciplina de História. Isso significa que o projeto garantiu sustentabilidade da ação na rede e, sobretudo, assegura que as próximas gerações de alunos e de trabalhadores sejam prevenidas contra o trabalho escravo”, destaca Natália Suzuki, coordenadora do programa Escravo, nem pensar!.

Veja outras notícias sobre o projeto:

TO se mobiliza contra o trabalho escravo

Projeto de prevenção ao trabalho escravo será implementado na rede estadual de ensino do Tocantins