Delta 8.7: Dados sobre gênero e trabalho escravo

Programa Escravo, nem pensar! participa de webinário e publica artigo sobre o tema, em parceria com projeto das Nações Unidas

No dia 25/3, a coordenadora do programa @escravonempensar, Natália Suzuki, participou do webinário “Gendered Measurements of Modern Slavery”, organizado pela Delta 8.7, uma iniciativa do Centro para a Investigação Política da Universidade das Nações Unidas e da Aliança 8.7. A atividade virtual teve como objetivo debater lacunas e avanços na coleta e análise de dados sobre trabalho escravo sob a ótica de gênero, as quais são fundamentais para subsidiar políticas públicas eficazes a respeito do tema.

O evento também contou com a presença de pesquisadoras e representantes de organizações internacionais dedicadas à abordagem da exploração laboral e da questão de gênero: Davina Durgana, da Walk Free Foundation, Juno Fitzpatrick, da Conservation International e Caroline Adhiambo, liderança comunitária e pesquisadora.  

Ainda em parceria com o Delta 8.7, a equipe do programa Escravo, nem pensar!, na figura de Natália, Thiago Casteli (assessor de projeto) e Rodrigo Teruel (assistente de projeto), publicou o artigo Trabalho Escravo e Gênero: Quem são as Mulheres Escravizadas no Brasil?. A publicação aprofunda o debate sobre a questão de gênero na erradicação dessa prática criminosa, apontando desafios a serem superados, como a subnotificação de registros de trabalhadoras nas operações de fiscalização e a vulnerabilidade de mulheres migrantes à exploração. Para ler em inglês, clique aqui.

Sobre o Delta 8.7

O Delta 8.7 surgiu do esforço de garantir o cumprimento da Meta 8.7 dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, que visa à promoção do crescimento econômico sustentado, inclusivo e sustentável, ao emprego pleno e produtivo e ao trabalho decente para todos . Trata-se de um projeto inovador que ajuda os agentes políticos a compreender e utilizar os dados de uma forma responsável para informar políticas que contribuem para alcançar a Meta 8.7.

A Delta 8.7 reúne os dados, evidências, investigação e notícias mais úteis, analisa dados de última geração e ajuda as pessoas a compreender esses dados para que se possam converter numa política eficaz.