Confira nova atividade sobre a concentração de terras
A proposta pode ser realizada em parceria entre educadores e educadoras de Ciências Humanas e Matemáticas
Está no ar aqui no site do “Escravo, nem pensar!” uma nova sugestão de atividade, na seção Para a sala de aula. Quando falamos em trabalho escravo rural contemporâneo ou mesmo quando abordamos a realidade agrária brasileira, não temos como fugir de um assunto que se faz presente em nossa história desde que as caravelas portuguesas aqui desembarcaram: a concentração da terra. O nosso país é um dos mais desiguais neste quesito: poucos detêm muita terra, muitos têm pouca terra ou terra nenhuma.
A proposta da atividade é discutir como se dá a distribuição da terra na sua região e em nosso país e suas origens. Também vamos refletir sobre as consequências que a concentração fundiária provoca, tanto no campo como nas cidades.
Além disso, durante a sequência, será possível abordar os seguintes temas: a produção de alimentos, a agricultura familiar, a história da terra em nosso país, e a resistência de trabalhadores e dos povos do campo.
Clique aqui para acessar a atividade. Não deixe de criar novas ideias a partir do que propomos e de deixar seus comentários em nosso site.