Meia infância: o trabalho infantil no Brasil hoje

O trabalho infantil é uma violação de direitos de crianças e adolescentes que compromete o desenvolvimento integral de milhões de meninos e meninas no Brasil. Entre as décadas de 1990 e 2000, o país reduziu significativamente o problema, avançou em legislação e políticas públicas, e conseguiu uma forte mobilização da sociedade civil contra a entrada precoce de crianças e adolescentes no mercado de trabalho. Contudo, diante da crise econômica e política dos últimos anos, esse avanço retrocedeu, e isso faz com que ainda estejamos longe de erradicar essa prática, muito arraigada na cultura brasileira, que traz graves prejuízos para a população infanto-juvenil.

O vídeo “Meia infância: o trabalho infantil no Brasil hoje” apresenta os principais aspectos do trabalho infantil, como e por que ele acontece, suas piores formas, o que diz a lei brasileira sobre esse problema e como combatê-lo. Quer saber mais? Acesse nossa página especial “Trabalho infantil? Não caia nessa!” e baixe nosso caderno temático e cards informativos a respeito do tema.

Este vídeo faz parte da série ENP! na tela, que discute, por meio da facilitação gráfica, os principais temas presentes nas formações e materiais impressos do Escravo, nem pensar!, como o ciclo do trabalho escravo, o tráfico de pessoas e a ocupação recente da Amazônia.

Realização: Repórter Brasil/Escravo, nem pensar!

Apoio: Secretaria de Direitos Humanos da Presidência da República e Ministério Público do Trabalho.

Últimas publicações